ULTRASSOM – MEDIÇÃO DE ESPESSURA

Monitoramento da vida útil e integridade estrutural de equipamentos através de ensaios por ultrassom.

Os ensaios não destrutivos são amplamente utilizados pela indústria e pela ciência para analisar as características físicas, químicas, mecânicas e dimensionais de materiais. Entre os mais utilizados está o ensaio por Ultrassom.

O ensaio por ultrassom consiste em fazer que uma onda ultrassônica gerada por um transdutor, mova-se pela estrutura molecular de um material ou peça, essa onda percorre o material até incidir numa interface que também pode ser uma descontinuidade e logo após reflete a sua origem. O eco gerado é correspondente ao percurso feito pelo som. O transdutor do aparelho ultrassom capta o eco resultante, processa e demonstra o resultado no aparelho, possibilitando sua leitura e interpretação.

Ensaios por ultrassom podem ser realizados em diversos tipos de materiais e não requerem acesso ao lado oposto da peça. São aplicados quando se deseja detectar defeitos e descontinuidades internas que podem ocorrer durante a fabricação ou ocasionadas pelas solicitações mecânicas impostas ao material durante sua vida útil, para medir espessuras com precisão, ou detectar perdas de espessuras causadas por corrosão e erosão.

Para se garantir a credibilidade dos resultados obtidos no ensaio é importante que seja realizado por um profissional devidamente qualificado no procedimento e também que o aparelho seja periodicamente calibrado.

Share this post